Sodium Coco Sulfate (Coco Sulfato de Sódio)

Sodium Coco Sulfate (Coco Sulfato de Sódio)

Spoiler: irmão do Lauril Sulfato de Sódio
 
Ingrediente derivado do coco, com uma estrutura química muito semelhante ao tão famoso detergente lauril sulfato de sódio, o coco sulfato de sódio se diferencia pelo fato de ser proveniente de uma mistura de todos os ácidos graxos contidos no óleo de coco, enquanto o lauril é extraído apenas da fração isolada do ácido láurico. Em termos práticos, o que significa é que o primeiro é um pouco menos irritante para a pele em relação ao último, mas essa diferença não é muito considerável, haja vista que o principal ácido graxo presente no coco é o próprio ácido láurico, contando com uma concentração que varia de 40 a 55% da composição lipídica do fruto.
 
Por essa razão os atributos desse surfactante são praticamente os mesmos do lauril sulfato de sódio, apresentando alto poder de espumação e detergência, baixo custo, além de estar na forma pó e, estar sendo, por isso, muito empregado nos novos shampoos sólidos em substituição ao lauril.
 
Contudo, assim como o lauril, o coco sulfato de sódio também apresenta um elevado potencial irritante e sensibilizante, pois remove em excesso vitaminas, sais minerais e as gorduras e bactérias boas que protegem a pele. Além disso, suas moléculas relativamente pequenas são capazes de penetrar a pele, desestabilizando o manto lipídico (barreira de proteção natural) e causando reações alérgicas e inflamatórias nas camadas cutâneas mais profundas.
 
Este é um bom exemplo para entendermos que, apesar de ser um produto de origem natural/vegetal, ele não é uma das opções mais saudáveis para a nossa pele.
 
Então, esteja sempre atento à leitura do rótulo de seus produtos cosméticos, especialmente dos limpadores em geral, como sabonetes e shampoos em barra, pastosos, líquidos e cremosos, géis de limpeza, águas micelares, etc, pois, para fugir da fama ruim do lauril, muitos fabricantes têm utilizado o coco sulfato de sódio em substituição, mas tenha cuidado na escolha, pois os efeitos prejudiciais são muito semelhantes.
 
Avaliação: Médio
Classe: Surfactantes/ Tensoativos
Riscos: Considerado de risco moderado para uso cosmético (tópico), com restrições. Suspeita de risco moderado de toxicidade para sistemas aquáticos.

Conteúdos Relacionados

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.