Aromaterapia: 3 receitas para acalmar agitação, medo e ansiedade



Você tem se sentido agitado, ansioso e com medo nesses tempos de coronavírus? Então esse artigo é para você!


Sabemos que não tem sido fácil controlar nossos pensamentos e sentimentos diante de um cenário tão incerto, mas equilibrar as emoções é fundamental para a saúde de nosso corpo, pois ela é reflexo direto de nosso estado de espírito.

Quando nossa mente não vai bem, nossa saúde enfraquece e nosso sistema imunológico se torna mais vulnerável ao acometimento de novas doenças. E porque sabemos o quão difícil é realizar o autocontrole sozinhos, queremos te dar uma forcinha através da aromaterapia, pois a ciência já comprovou (como nós já falamos em nosso artigo sobre fragrâncias) que os cheiros exercem efeitos diretos em nosso cérebro, sendo capaz de influenciar nossa qualidade de vida.


Dessa forma, pensamos nas melhores combinações de óleos essenciais para te ajudar a serenar o espírito e sugerimos que, junto a esse cuidado aromaterápico, você incorpore, também, algumas técnicas meditativas bem fáceis, como já ensinamos em nosso artigo sobre mindfulness, para aproveitar esse momento em casa.



PREPARE AS RECEITAS


Em um rechaud de cerâmica com vela, um aromatizador elétrico ou um vaporizador, adicione os seguintes óleos essenciais puros:


1. Para tranquilizar e organizar os pensamentos:

  • Cedro: 4 gotas

  • Lavanda: 3 gotas

  • Laranja Doce: 3 gotas


2. Para melhorar o ânimo e alegrar o espírito:

  • Capim-limão (lemongrass): 3 gotas

  • Alecrim: 4 gotas

  • Menta: 3 gotas


3. Para relaxar antes de dormir:

  • Patchouli: 3 gotas

  • Lavanda: 4 gotas

  • Gerânio: 3 gotas


Dica importante: Antes de colocar as gotas de óleos essenciais em seu rechau ou aromatizador elétrico, é fundamental que você adicione um pouco de água para que esses óleos não se queimem por conta do contato direto com às altas temperaturas dos aparelhinhos e, assim, acabem perdendo seus benefícios. A adição de água impede que a temperatura ultrapasse os 100 graus Celsius, já que ela evapora quando atinge tal ponto, evitando o superaquecimento dos óleos essenciais.


ATENÇÃO! Essas receitas foram especialmente criadas para a inalação através da dispersão no ambiente, pois o efeito aromaterápico através da respiração é mais potente e rápido no alívio dos sintomas, em relação a aplicação tópica. Portanto, não aplique essas misturas diretamente sobre a pele, pois óleos essenciais puros podem causar irritações e sensibilizações cutâneas severas, especialmente em crianças.

OS BENEFÍCIOS DE CADA ÓLEO ESSENCIAL


Cedro: promove estabilidade emocional em tempos de agitação e perturbação mental, ajudando a fortalecer o espírito e organizar o pensamento. Seu aroma amadeirado, quente e acolhedor, nos transporta para perto da natureza, em meio as arvores, como se estivéssemos conectados com a energia da terra.


Lavanda: seu aroma floral azedinho e delicadamente herbal, acalma tensões nervosas e estimula o relaxamento, muito bom para se preparar para uma boa noite de sono.


Laranja: o cheiro doce da laranja reduz a ansiedade e promove sensação de auto-estima, segurança e alegria, combatendo o sentimento de medo.


Alecrim: seu aroma herbal-fresco e levemente picante revigora as emoções, melhora o foco mental e a concentração.


Menta: Verde, doce e frio, o cheiro vibrante do óleo essencial de menta piperita revitaliza, refresca e promove claridade mental.


Lemongrass: O aroma cítrico-verde, alegre e tropical do capim-limão, impacta positivamente o humor e ajuda a elevar o estado de espírito. Parente da citronela, esse óleo pode atuar, também, como repelente de mosquitos e outros insetos.


Patchouli: de aroma profundo e terroso, o patchouli ajuda a serenar a mente e a acalmar o espírito, trazendo uma sensação de paz interior, ideal para ser aplicado em práticas meditativas.


Gerânio: equilíbrio e estabilidade emocional, são as sensações que o aroma intensamente floral do óleo essencial de gerânio proporcionam aos nossos sentidos. Também é bastante indicado no alívio dos sintomas femininos de TPM, por sua ação reguladora do ciclo hormonal.


Faça em casa e conte pra gente, nos comentários, o que você achou e quais foram os resultados!

0 visualização

Junte-se a nossa família!

Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos em primeira mão!

© 2020 Entre a Pele - by Amvï Cosméticos Naturais

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram