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Mindfulness - Descubra o que é, como praticar e seus benefícios


Você já deve ter ouvido ou lido essa palavra muitas vezes, mas você sabe do que se trata?

Pode parecer um pouco complicado de entender, mas na realidade a definição é muito fácil e nós vamos te explicar de um modo bem claro para que você possa aproveitar todos os benefícios que essa prática proporciona para a nossa saúde como um todo.

Photo by Prasanth Inturi from Pexels

O QUE É MINDUFULNESS?

Mindfulness é uma forma de meditação centenária baseada em praticas e filosofias orientais, mas que somente foi incorporada no ocidente no final do século XX, com o objetivo de tratar enfermidades físicas e psicológicas.

A palavra mindfulness provém da língua inglesa, na qual mind traduz-se por mente e fullness significa estado de completude ou integridade.


O conceito de mindfulness sugere que nossa mente esteja completamente presente e atenta, propositadamente, ao que está acontecendo no momento, seja no ambiente ao nosso redor ou nas tarefas que estejamos executando, sem que, contudo, todas essas informações nos sobrecarreguem ou nos torne super reativos a tais estímulos.

Essa tarefa pode parecer bastante fácil e evidente, não fosse pelo fato de constantemente desviarmos nosso foco de atenção, deixando que nossa mente vague pra bem longe de onde estamos ou do que está acontecendo. Geralmente nossos pensamentos se prendem a fatos que aconteceram no passado ou que vão acontecer no futuro e em ambos os casos, nós não temos nenhum controle sobre tais situações, fazendo com que desenvolvamos pensamentos obsessivos, nos tornando ansiosos.

BENEFÍCIOS DO MINDFULNESS

Extensos estudos realizados nas últimas décadas têm demonstrado evidências que sustentam que a prática de mindfulness está associada a uma grande variedade de benefícios psicológicos, tais como regulação das emoções e da atenção, redução do stress, da ansiedade e da depressão, além de também estar sendo reportado como um método efetivo em casos de insônia ou distúrbios do sono, uma vez que esses problemas são desencadeados por excesso de estímulos que causam superexcitação das atividades mentais cognitivas. Nesses casos específicos de problemas do sono, a aplicação de mindfulness auxilia propondo o aumento da atenção sobre nossos próprios estados físico e mental do stress psicológico sofrido durante o momento da insônia e, em resposta a isso, então, sugere-se a alteração desse processo mental conturbado para uma postura de aceitação, alcançando, como consequência, a diminuição do stress e da ansiedade.

Mindfulness está associada a uma grande variedade de benefícios psicológicos, tais como regulação das emoções e da atenção, redução do stress, da ansiedade, da depressão e de distúrbios do sono.

O stress psicológico crônico faz o corpo desencadear uma resposta inflamatória que leva ao desenvolvimento de inúmeras condições físicas crônicas patológicas e de desordens mentais, como ansiedade, depressão, doenças cardiovasculares, enfraquecimento do sistema imunológico, obesidade, etc. Inflamações crônicas são, também, os principais fatores responsáveis pelo stress oxidativo da pele, causando a degeneração das estruturas cutâneas e o mau funcionamento de seus mecanismos naturais de autorregulação e proteção, o que leva ao risco de surgimento de alergias, irritações, infeções e envelhecimento precoce, além da já existente predisposição intrínseca de cada indivíduo. São por essas razões que se faz tão importante encontrar recursos que controlem o stress permanente, sobre o qual a prática de mindfulness tem se mostrado bastante efetiva.

COMO PRATICAR MINDFULNESS

1. Treine práticas simples de meditação: sente em posição confortável, na qual você se sinta relaxado e mantenha a postura ereta e centralizada. Cada pessoa tem uma posição ideal e pode levar algum tempo até encontrá-la, até se sentir familiarizado com as sutilezas do próprio corpo que é único em cada indivíduo.

2. Atenção a respiração: foque a atenção em seu fluxo natural respiratório. Inspire e expire naturalmente, sinta os movimentos torácicos e perceba o fluxo de ar entrar pelas suas narinas.

Essa etapa é muito importante para relaxar e melhorar o humor, reduzir a ansiedade e sentimentos negativos, e aguçar a concentração.

3. Acalme a atividade mental: ao iniciar a meditação, a sua mente se distrairá com diversas coisas, mas não tem problema, simplesmente volte gentilmente sua atenção à respiração e relaxe.

4. Eleve a percepção: foque a atenção nas sensações corporais, emoções e pensamentos, adotando uma postura de não-julgamento e aceitação a qualquer coisa que possa surgir no momento. Mantenha-se nessa condição até que esse pensamento passe ou termine e fique assim por alguns minutos até que você se sinta mais calmo e equilibrado.

Além de todos esses benefícios a saúde do corpo e da mente, a prática de mindfulness não possui contraindicações ou efeitos adversos, não tem custo, pode ser realizada a qualquer hora, em qualquer lugar e qualquer pessoa pode fazer, já que independe de crenças, habilidades físicas ou competências específicas.

Comece agora a sua mudança e sinta-se mais saudável e feliz.

Mindfulness é qualidade de vida!


Referências:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5866834/

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5866844/

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29599849

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5870875/

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29159589

http://www.apa.org/helpcenter/understanding-chronic-stress.aspx

https://www.nimh.nih.gov/news/science-news/2009/research-shows-how-chronic-stress-may-be-linked-to-physical-and-mental-ailments.shtml

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