top of page

Ácido Salicílico | Um aliado da pele oleosa e da caspa!


Imagem Shutterstock - Cristais de ácido salicílico sob microscópio.

Ácido salicílico é um tipo de beta-hidroxiácido (BHA) que pode ocorrer naturalmente em algumas plantas e que apresenta múltiplos benefícios, tais como esfoliação de células mortas, ação anti-inflamatória e antibacteriana. Seu principal mecanismo de ação consiste em promover uma delicada esfoliação das camadas superficiais de pele.

Esse ácido possui afinidade com o sebo cutâneo e por isso é capaz de penetrar os poros e esfoliá-los em seu interior, contribuindo, dessa maneira, para

a desobstrução dos poros e redução dos cravos e comedões, tão comuns nas peles naturalmente oleosas e acneicas. Além disso, estudos têm demonstrado que o ácido salicílico tem apresentado ótimos resultados em tratamentos de desordens do couro cabeludo, especialmente nos casos de dermatite seborreica e caspa, devido a sua ação anti-inflamatória e esfoliante, que reduz a descamação e ameniza a coceira.

E tem mais! Graças ao seu efeito queratolítico, que desestabiliza a camada córnea da epiderme e estimula o desprendimento das células de queratina, o ácido salicílico também é muito usado no tratamento de calosidades, queratose pilar, calcanhar seco e rachado, ou asperezas de contato justamente causados pela formação e acumulo excessivos dessas células proteicas, afinando a pele e tornando-a mais lisa, uniforme e macia ao toque.

A versatilidade desse ácido permite uma aplicação multifuncional, nos mais variados produtos, como sabonetes líquidos, géis, hidratantes faciais, loções, shampoos e séruns capilares.

É importante destacar, no entanto, que o ácido salicílico, embora seja um dos ácidos mais suaves, ainda assim pode causar alergias e irritações em algumas pessoas, especialmente as de pele sensível. Além disso, como qualquer outro produto que promove esfoliação das camadas superficiais da pele, sua utilização sempre deve ser acompanhada do uso de filtros solares, já que a pele mais fina se torna mais permeável a penetração da radiação solar, levando ao surgimento de hiperpigmentações, envelhecimento precoce e até mesmo facilitando processos cancerosos. Por isso, consulte sempre um dermatologista!

Avaliação: Ótimo Classe: Esfoliante/ Antimicrobiano/ Agente Condicionante da Pele Riscos: Considerado seguro para uso cosmético em concentrações restritas. Pode causar alergias e irritações.

 

REFERÊNCIAS:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5056361/

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5429107/

https://online.personalcarecouncil.org/ctfa-static/online/lists/cir-pdfs/pr302.pdf

https://www.jaad.org/article/S0190-9622(04)03094-4/pdf

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17129266

https://pubchem.ncbi.nlm.nih.gov/compound/salicylic_acid

2.253 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Sodium Coco Sulfate (Coco Sulfato de Sódio)

Spoiler: irmão do Lauril Sulfato de Sódio. De origem natural, com uma estrutura química muito semelhante ao SLS, mas que se diferencia...

Propanediol (1,3-propanediol)

Propanediol é um glicol derivado natural do milho, e que possui a função de atrair água para si, sendo, portanto, um agente...

Cetyl Palmitate (Palmitato de Cetila)

Cetyl palmitate é uma cera éster derivada do ácido palmítico. Sua origem pode ser sintética ou natural, à partir do coco babaçu. Assim como

bottom of page