O que significa pH fisiológico?


Você já deve ter lido sobre isso em algum rótulo de sabonete ou shampoo, e pode parecer apenas um detalhe, mas te garantimos que essa medida faz toda a diferença na beleza e saúde de sua pele. Poucas pessoas conhecem esse segredo e já está na hora de você descobrir também. Vem com a gente, que nós vamos te explicar!

MAS O QUE É PH?


Antes de tudo é importante entendermos o que significam essas duas letrinhas. pH é uma sigla para potencial hidrogeniônico, um índice químico que mede a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio, um produto ou uma solução.


Qual é a escala e os valores?

A escala de pH varia de zero a 14, sendo zero o valor mais ácido e 14, o mais alcalino, e dentro dessa variação temos a classificação oficial do que é considerado ácido, neutro ou alcalino (também conhecido como básico).

  • Ácido: valores menores do que 7

  • Neutro: igual a 7

  • Alcalino: valores maiores do que 7


QUAL É O PH DA PELE?


O pH da pele, ou seja, o valor fisiológico naturalmente produzido pelo nosso corpo em conjunto com as bactérias boas da pele, é levemente ácido, em torno de 4,5 a 5,5 (em adultos), variando de acordo com a região do corpo. Esse microambiente ligeiramente ácido proporciona condição adequada para o trabalho de diversas enzimas necessárias para a homeostase (equilíbrio) e o correto funcionamento orgânico da pele. Além disso, estudos têm demonstrado que o pH ácido acelera o processo de reparação da barreira epidérmica quando danificada e aumenta sua resistência a agentes potencialmente irritantes, como os sabões e detergentes, substâncias muito utilizadas em nosso dia a dia, em sabonetes e produtos de limpeza.



A ORIGEM DO PH ÁCIDO DA PELE


A acidez do pH cutâneo é resultado da fisiologia do corpo humano, e é determinado por fatores como secreções sebáceas e sudoríferas, composição lipídica, fatores naturais de hidratação, metabólitos como ácido láctico, ácidos graxos livres, colesterol e até mesmo predisposição genética, gênero e idade.

Dessa forma, a epiderme fornece habitat para uma microbiota mais saudável e resistente, a qual sob condições saudável, oferece proteção contra microrganismos patogênicos, como vírus, bactérias e fungos que possam penetrar através da barreira de proteção epidérmica e e nos causar doenças e contaminações, piorando, por exemplo, os quadros de acne e dermatites.

O QUE ALTERA O VALOR DE PH DA PELE?


Muitos fatores internos podem ter influencia sobre o valor de pH da pele, como por exemplo, o estado emocional e a administração de medicamentos como antibióticos. Contudo, o que mais impacta esse delicado equilíbrio ácido, é a nossa rotina de beleza e os produtos que aplicamos diariamente sobre a pele.

Manter o equilíbrio do pH cutâneo é fundamental para a beleza e saúde da pele, mas essa ação pode se transformar em um ciclo vicioso ou virtuoso, dependendo dos cuidados que você adota em sua rotina de skincare, pois os mesmos fatores que determinam esse valor, quando desbalanceados, geram uma cadeia de desajustes orgânicos e microbiológicos que pode leva um tempo considerável para se reequilibrar. E se essas ações se repetem com muita frequência, o resultado é uma pele desprotegida e funcionando mal o tempo todo, o que torna a tarefa de buscar uma pele mais bonita, bem mais difícil.


Sabe aquela barrinha de sabonete da qual você não abre mão, mesmo as naturais? Então, na esmagadora maioria das vezes o pH delas gira em torno de 10 a 11, o que é considerado muito alcalino para os níveis de nossa pele. Isto porque o principal componente destes sabonetes em barra, os surfactantes dos sabões (a substância que faz a limpeza de fato), são oriundos de uma reação química entre gorduras e um dos mais fortes reagentes alcalinos conhecido, o hidróxido de sódio. Nós ja falamos bastante sobre isso em um artigo onde explicamos o porque de os sabonetes naturais em barra não serem a melhor opção para a sua pele. Se você não leu, clique aqui.


Já parou para pensar quantas vezes você lava as suas mãos por dia? Muitas, não é? Não seria muito melhor se você pudesse fazer esse processo sem se preocupar se daqui à pouco sua pele vai ficar desprotegida, ressecada e irritada?

E seu rosto? Te garantimos que sua pele estaria bem mais bonita, macia, viçosa e uniforme se você já começasse o seu ritual de beleza fazendo a limpeza da maneira certa. Senão, de que adianta você investir em produtos caros e de qualidade, se você já está errando logo na primeira etapa da rotina de skincare?

COMO EU FAÇO PARA MANTER O PH IDEAL, ENTÃO?


Para essa tarefa a primeira atitude é buscar por cosméticos que possuam valores de pH iguais ou muito próximos ao cutâneo, especialmente quando você for procurar produtos para limpeza e higienização da pele. Verifique sempre as informações sobre os produto que você está comprando.

Uma fórmula de limpeza bem pensada pode reduzir as etapas de sua rotina de beleza, pois você pode não mais precisar de tantos produtos, além de certamente te ajudar a alcançar os resultados que você busca de maneira muito mais rápida.


PH NEUTRO TAMBÉM VALE?


Relembrando que neutro é o pH igual a 7, valor diferente do pH fisiológico da pele, como já mostramos ao longo do artigo. É um valor um pouco mais elevado, porém não tanto a ponto de ser considerado alcalino. Os prejuízos serão menos severos, e a pele voltará ao seu equilíbrio em menos tempo, mas mesmo assim esse valor já é suficiente para impactar a homeostase cutânea.

Para a pele, um pH neutro é melhor do que um alcalino, mas, ainda assim, a melhor opção continua sendo o fisiológico, levemente mais ácido.


Por isso todos os cosméticos Amvï, não só os de limpeza, possuem formulações com pH balanceado já com as próprias substâncias naturalmente encontradas na pele, como ácido láctico e ácidos graxos, porque a gente sabe que estar saudável é a maneira mais eficaz de revelar uma pele mais bonita todos os dias.

#Pele #CompatibilidadeDérmica

4,071 visualizações

Junte-se a nossa família!

Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos em primeira mão!

© 2020 Entre a Pele - by Amvï Cosméticos Naturais

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram