Pele Oleosa - Como cuidar de forma natural? O maracujá é a solução!

Pele Oleosa - Como cuidar de forma natural? O maracujá é a solução!

Spoiler: é mais poderoso do que a uva e seus derivados!

Uma fruta valiosíssima, nativa de nosso país e bastante presente em nossas mesas e culinária. Hoje, você pode ainda não conhecer muito bem as vantagens desse fruto, mas te alertamos para ficar atento, pois além de seu sabor delicioso, a ciência está descobrindo que o maracujá tem benefícios fantásticos para a saúde do corpo, inclusive da pele.

E é sobre isso que nós queremos te falar hoje.

Para traçar um paralelo bem real com essa situação, nós podemos usar o exemplo da uva na França que, assim como o maracujá aqui no Brasil, sempre cresceu com facilidade e abundância por todo território francês, sendo seu principal uso para a elaboração de bebidas, como sucos e, especialmente, vinhos.

Contudo, há não muito tempo, alguém decidiu estudar mais a fundo as propriedades dessa fruta tão corriqueira e amplamente consumida por lá, e descobriu grandes potenciais. Um deles é uma famigerada (com toda razão!) substância conhecida como RESVERATROL.
 

UMA BREVE INTRO SOBRE O RESVERATROL PARA TE ESCLARECER 

O resveratrol é uma substância da categoria dos polifenóis, compostos fitoquímicos de elevada atividade antioxidante.
 
Ok. E por que os antioxidantes são tão importantes? A gente já explicou isso bem detalhadamente nessa matéria aqui, corre lá ler e depois volte pra cá.
 
Acontece que o resveratrol é um dos antioxidantes mais potentes já descobertos. Ele é tão poderoso que até para tratamento contra o câncer ele é utilizado.
 

Mas estamos falando de maracujá ou de resveratrol? 

Era importante que você soubesse da existência do resveratrol, para saber que existe um análogo químico dessa substância (quase como se fosse um irmão gêmeo) conhecido como PICEATANNOL.
 
O piceatannol, por possuir uma hidroxila a mais em sua estrutura química, acaba tendo um poder antioxidante ainda mais potente do que o do resveratrol. E adivinha só qual é a fonte mais abundante dessa substância? É isso aí, o nosso adorado maracujá!
 
Por isso o maracujá e seus derivados, como extratos e óleos, vêm ganhando mais atenção da ciência recentemente.
 
Além do piceatanol, o maracujá também é rico em betacaroteno, outra classe de antioxidantes, precursores naturais da vitamina A. Na pele, essas substâncias são convertidas por nossas células em ácido retinóico, aquele ativo bem famoso e supereficaz que todo mundo já conhece. É por isso que sua polpa e seu óleo possuem coloração amarela tão vibrante.
 
Em termos de skin care isso significa redução da produção de sebo, menos cravos, comedões e acne, suavização de manchas, rugas e linhas finas.
 
A presença dos precursores da vitamina A é muito importante pois se trata de uma opção mais segura e natural em relação ao uso do retinol clássico, que também se converte em ácido retinóico na pele, mas que oferece muitos riscos à saúde, como irritação cutânea severa e malformação fetal, sendo seu uso proibido para gestantes. 
 

SOBRE A RELAÇÃO COM A OLEOSIDADE DA PELE

O principal responsável pelo controle da oleosidade é o óleo das sementes do maracujá. Através de estudos de eficácia conduzidos pelas empresas que comercializam seus derivados para aplicação cosmética, foi constatado que o óleo de maracujá é realmente capaz de reduzir a produção de sebo, sem, no entanto, ressecar a pele, já que, na realidade, o que ele faz é trazer a oleosidade excessiva para um nível naturalmente saudável e equilibrado.  
 
Além da ação do betacaroteno, que é convertido em ácido retinóico na pele, e que por si só já reduz a produção de sebo e a formação de cravos, o óleo de maracujá, assim como o óleo de uva, possui alta concentração graxa do ácido linoleico (ômega 6), uma gordura que também controla o excesso de sebo, e a formação de cravos e comedões, e que, não por coincidência, se encontra em reduzida quantidade nas peles mistas e oleosas. Ou seja, a pele oleosa precisa de ácido linoleico para equilibrar a oleosidade e desobstruir e diminuir o tamanho dos poros.
 

Seborreia, caspa e queda de cabelo 

Também atende! E pelo mesmo mecanismo de ação: regulando a oleosidade, há redução da proliferação fúngica, que se alimenta desse sebo e acelera a queda dos fios. Quando o controle já ocorre na primeira etapa do processo, fica mais fácil de prevenir que todo o resto da cascata ocorra.
 

Mas tem mais: é relaxante e calmante

Função velha conhecida e já consagrada, todos sabemos que o maracujá induz ao relaxamento, e os responsáveis por essa gostosa sensação são os flavonóides encontrados no fruto, como a passiflorina.
 
Em nossa pele esses compostos ajudam a suavizar irritações e inflamações, acalmando peles muito reativas e ajudando a controlar a descamação do couro cabeludo, que também é um processo inflamatório.
 

E ONDE ENTRA A UVA NISSO TUDO?

A gente usou a uva apenas como um comparativo, pois se trata se um ingrediente que compartilha muitas características com o maracujá, seja em termos de facilidade de cultivo, e também pela presença de bioativos semelhantes, mas, especialmente, por já ser uma matéria-prima consagrada nos cuidados com a pele, por seus benefícios que são, de fato, muito bons. E a gente sabe também que um dos óleos naturais mais recomentados para a pele oleosa é o óleo de semente de uva.
 
Por isso mesmo a gente quis te mostrar que o maracujá é uma alternativa que oferece ainda mais vantagens, com uma ação antioxidante mais potente, mais pró-vitamina A, mais vitamina E, com o benefício calmante da passiflorina. Demais, né?!
 

E além de tudo a gente ainda valoriza nossos recursos naturais nativos e ajuda a preservar o meio ambiente, apoiando famílias e comunidades que dependem do cultivo desse fruto selvagem.

Depois disso tudo fica evidente a razão de termos escolhido o maracujá como o principal ativo de nosso Sérum Purificante, um óleo facial com textura de sérum, especialmente formulado para peles oleosas. Mas como você já nos conhece, a gente não parou por aí. Combinamos o maracujá à atividade autofágica de purificação celular do chá verde e aos benefícios da rosa mosqueta e da macadâmia que combatem o envelhecimento precoce e as manchas.

Como se não bastasse essas ações incríveis para a pele, a gente também pensou no sensorial e garantimos uma textura extraleve, de toque seco e também em seu emocional e colocamos um toque de óleos essenciais bem delicados, como a lavanda e o may chang, pra te proporcionar descanso mental. 

Peles oleosas, maduras e cansadas, estamos falando com vocês!
 
Amvï é cuidado holístico.

Conteúdos Relacionados

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.