O cloreto de cetrimônio é um sal polimérico quaternário de amônio com ação antiestática, ou seja, que controla ou reduz a eletricidade estática de objetos ou superfícies eletricamente carregadas.
Esse ingrediente é classificado como um surfactante catiônico, o que significa que sua estrutura química é carregada positivamente e por isso, apresenta alta afinidade com outras substâncias que possuam cargas elétricas negativas, como a queratina presente em nossos cabelos e pele e outras fibras naturais, como os tecidos de algodão.
A ação antiestática dos surfactantes catiônicos é a responsável por promover o efeito condicionante, já que as cargas positivas de suas moléculas são capazes de neutralizar, temporariamente, as cargas negativas de outros compostos, como os cabelos e tecidos de roupas e, com isso, alinhar as cutículas das fibras, reduzindo o frizz, o embaraço e promovendo um toque bastante macio. É por essa razão que são os ingredientes principais dos condicionadores e máscaras capilares, assim como também dos amaciantes de roupas.
Além do efeito condicionante, o cloreto de cetrimônio, assim como outros sais quaternários de amônia, possui ação antimicrobiana, impedindo o crescimento de bactérias e fungos nos produtos em que está presente.
SEGURANÇA
Estudos conduzidos pelo International Journal of Toxicology avaliaram a segurança do uso do cloreto de cetrimônio em cosméticos e concluíram que são seguros para isso, embora recomendem cautela na formulação e restrições nas concentrações aplicadas a esses produtos, uma vez que foi observado evidências de que esse ingrediente possa causar alergias cutâneas e irritação ocular moderada.
Com relação aos impactos ambientais, estudos sugerem potencial moderado de bioacumulação em organismos aquáticos.
Avaliação: Médio
Classe: Surfactante/ Tensoativo
Riscos: Considerado de baixo risco para uso cosmético, porém com restrições. Há indícios de bioacumulação ambiental.
REFERÊNCIAS:
https://online.personalcarecouncil.org/ctfa-static/online/lists/cir-pdfs/pr572.pdf
https://pubchem.ncbi.nlm.nih.gov/compound/8154
https://journals.sagepub.com/doi/10.1080/109158197227152
Comments