top of page

A incrível Aloe Vera | Inclua já em sua rotina de beleza!


A Aloe Vera, também conhecida popularmente como Babosa, é uma planta da família Asphodelaceae, nativa da região do Mediterrâneo e da África.


Por se tratar de uma espécie do tipo suculenta, é capaz de reter uma quantidade de água muito maior do que as plantas normais e devido a isso, sua ocorrência natural se dá em regiões de climas quentes, com plena exposição solar e solo mais seco.

O que lhe confere essa alta capacidade de armazenamento de água é a presença de polissacarídeos, açúcares de cadeias moleculares grandes que possuem elevada afinidade com a água, encontrados no interior de suas folhas, os quais são os principais responsáveis pela formação do tão famoso gel da Aloe Vera.

Tanto o gel, quanto o suco ou extrato da Aloe Vera, são amplamente utilizados na indústria de cosméticos, cuidados pessoais, farmacêutica e alimentícia como ingrediente ativo bastante efetivo no auxilio extra em cuidados terapêuticos, higiênicos, rejuvenescedores e de saúde.

COMPOSIÇÃO

Os efeitos tão aclamados da Aloe Vera ocorrem devido à riquíssima composição química dessa planta, na qual encontramos presentes:

  • vitaminas A, C e E, de propriedades antioxidantes, neutralizadora dos radicais-livres;

  • minerais como cobre, zinco, manganês e potássio, essenciais ao correto funcionamento de enzimas presentes em nossa pele;

  • carboidratos e enzimas com propriedades antialérgicas e antinflamatórias;

  • proteínas que conferem atividade antisséptica.


BENEFÍCIOS

É graças à presença desses elementos, que a Aloe Vera tem sido reconhecida por sua capacidade de acelerar a cicatrização de feridas e queimaduras, além de seu alto poder hidratante, melhorando a elasticidade e aspecto ressecado da pele desvitalizada, suavizando até mesmo a aparência de linhas finas.


Nos cabelos, o gel de aloe vera se deposita na superfície dos fios formando um filme protetor e de alta afinidade com a água, mantendo-os bem hidratados e com volume controlado. Sua aplicação também é muito benéfica para o couro cabeludo, uma vez que esse ingrediente natural ajuda a amenizar a coceira e a inflamação decorrentes da caspa e da dermatite seborreica.


Por conter proteínas antissépticas e ácido salicílico, estudos demonstram que essa planta também tem apresentado resultados positivos no cuidado com a pele acneica.

Ainda, pela presença de agentes antialérgicos e anti-inflamatórios, a Aloe Vera também contribui para a redução de eritemas (vermelhidão), sendo sua aplicação de muito boa utilidade para peles sensibilizadas.

Ou seja, os benefícios da Aloe Vera cobrem praticamente todos as necessidades diária da nossa pele, mantendo-a sempre saudável, macia e hidratada e tudo isso em apenas um ingrediente, que além de tudo, é de origem natural sustentável e de custo acessível, reduzindo a necessidade de uso de uma infinidade de produtos caros, tornando nossa rotina de beleza mais prática e contribuindo ainda com o meio-ambiente.

Avaliação: Ótimo

Classe: Emoliente/ Umectante

Riscos: Considerado de baixo-risco e seguro para uso cosmético.

 

REFERÊNCIAS:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4452276/

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24491493

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25759593

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17026654

https://www.researchgate.net/publication/48347118_Aloe_vera_their_chemicals_composition_and_applications_A_review/download


1.001 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Sodium Coco Sulfate (Coco Sulfato de Sódio)

Spoiler: irmão do Lauril Sulfato de Sódio. De origem natural, com uma estrutura química muito semelhante ao SLS, mas que se diferencia...

bottom of page