O que é maskne, como surge e como tratá-la do jeito certo?

O que é maskne, como surge e como tratá-la do jeito certo?

O QUE É MASKNE?

Maskne é um termo em inglês para a junção das palavras mask (máscara) + acne. Um novo problema de pele que surgiu como consequência do uso prolongado de máscaras, para se proteger da pandemia de COVID-19.

 
Como deixar de usar máscara é algo impossível neste momento, haja visto ela ser o principal agente de proteção contra a contaminação através da inalação do vírus, uma vez já comprovado que esta é a maior via de contágio, será necessário incorporar alguns hábitos simples de cuidado com a pele para controlar esse problema.
  

COMO A MASKNE SURGE? 

Muitos fatores desencadeiam o surgimento de espinhas, mas no caso específico da maskne, os principais causadores são o contato constante da máscara com a pele e o abafamento da região dos lábios, nariz, queixo e uma parte das bochechas.
 
A fricção frequente da máscara em contato com a pele, por conta da movimentação natural do rosto e da própria máscara, causam um atrito, e este atrito leva ao desenvolvimento de inflamação e de um rompimento da barreira natural de proteção da pele, facilitando a entrada das bactérias causadoras da acne.
 
Soma-se a isso, o ambiente propício para o crescimento e multiplicação desses microrganismos, pois o abafamento gerado pela máscara eleva a temperatura e a umidade locais, aumentando a produção de sebo e suor na região, alimentos preferidos das bactérias da acne. 
 

COMO IDENTIFICAR?

 A acne causada pelo uso de máscara costuma ocorrer nas regiões ao redor dos lábios, topo do nariz, meio da bochecha e contorno do queixo. Faça um teste: observe se o quadro melhora nos momentos em que você consegue ficar sem a máscara por uns dias, como durante os fins de semana, por exemplo. Caso isso ocorra, é mais um indício de que você está apenas sofrendo de maskne e não de uma situação mais complexa como um desequilíbrio hormonal ou por fatores emocionais, situações que devem ser acompanhadas por um dermatologista. 
 

COMO CUIDAR PARA RESOLVER OU EVITAR O PROBLEMA? 

A melhor maneira de amenizar a maskne é tentar compensar ou reduzir os efeitos dos principais causadores:
 

1. ACERTE NA ESCOLHA DA MÁSCARA 

Para reduzir o abafamento e o atrito causado pela máscara, dê preferência àquelas feitas de materiais cirúrgicos ou tecidos naturais macios, como algodão, pois facilitam a transpiração e não agridem tanto a pele.
 

2. EVITE MAQUIAGEM 

Sempre que possível evite usar maquiagem, pois devido a alta concentração de pigmentos e substâncias comedogênicas normalmente presentes em suas fórmulas, estes produtos podem ter seu efeito de obstrução dos poros e aumento da oleosidade potencializados pela máscara. Caso não seja possível, escolha maquiagens específicas para combater a oleosidade e procure aplicar pouca quantidade.
 

3. CUIDADO COM O PROTETOR SOLAR 

Use, mas escolha uma fórmula leve e não comedogênica, pois assim como a maquiagem, trata-se de mais uma camada sobre a pele, que também será abafada pela máscara e, consequentemente, poderá entupir os poros com mais facilidade.
 

4. HIDRATE A PELE 

Escolha produtos específicos, como séruns e tônicos com extratos naturais suaves, que hidratem e controlem a oleosidade da pele e o surgimento da acne. A hidratação mantém a barreira de proteção natural da pele íntegra e evita que substâncias tóxicas e microrganismos patogênicos entrem em nosso corpo, causando contaminações e irritações.
 

5. CONTROLE A INFLAMAÇÃO 

O atrito gerado pela máscara em constante contato com a pele pode causar irritações, sensibilizações e vermelhidão, todos sinais de inflamação. Para combater esse problema, busque por cosméticos com ativos suavizantes e anti-inflamatórios.
 

6. CUIDE DO MICROBIOMA CUTÂNEO 

Cuidar dos microrganismos do bem presentes na pele, aumenta sua própria proteção e evita a proliferação das bactérias causadoras da acne. Procure por produtos com pré ou probióticos que não alterem o pH natural da pele e que sejam microbioma friendly, ou seja, que não matem ou eliminem essa flora bacteriana tão saudável e vital.
 

7. LIMPE A PELE CORRETAMENTE 

Higienize sempre sua pele com delicadeza. Para isso, escolha produtos que façam pouca espuma, tenham pH balanceado e ativos hidratantes. Leites e óleos de limpeza, água micelar e géis suaves são as opções ideais. Evite sabões alcalinos em barra, que agridem e ressecam demais, pele repuxando depois da lavagem é um sinal de exagero, não faça isso!
 

Conheça os produtos Amvï

Sérum Facial Natural Peles Mistas e Oleosas Bioactive Maracuja. Um óleo facial coma textura leve de um serum

 

Aqui na Amvï a gente tem um grande aliado para te ajudar a controlar a maskne: é o nosso Sérum Facial Purificante. Ele é rico em bioflavonóides do maracujá, antioxidantes que reduzem a oleosidade, além de conter muitos outros ativos botânicos suavizantes, anti-inflamatórios e hidratantes, como a lavanda, o bisabolol, a camomila e a aloe vera. Sua composição 100% de origem natural, é um óleo de textura muito leve e sedosa, que ajuda a desobstruir os poros, não altera o pH e nem prejudica o microbioma da pele, mantendo-a sempre saudável e protegida. 

Conteúdos Relacionados

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.