Emoliente de caráter lipídico, que consiste em uma mistura de triglicerídeos saturados de cadeia média, derivados do coco. Trata-se de um ingrediente proveniente do processo químico de transesterificação dos ácidos graxos cáprico (C10) e caprílico (C8) combinados com glicerina.
Devido a sua biocompatibilidade cutânea, é muito bem tolerado e absorvido pela pele, auxiliando a penetração de outros nutrientes e ingredientes ativos. É considerado um ótimo agente hidratante já que forma filme lipídico oclusivo sobre a pele, reduzindo a perda de água transepidérmica.
Como já mencionado anteriormente, sua composição é exclusivamente constituída por triglicerídeos saturados de cadeia média, sendo considerado, por isso, um ingrediente com potencial comedogênico, ou seja, capaz de entupir os poros, causando a formação de cravos e comedões. Por essa razão, não é um ingrediente indicado para uso em peles oleosas e/ou com tendência ao desenvolvimento de acne.
Além dessas propriedades, o TACC é muito empregado em cosméticos e fármacos pois melhora os aspectos sensoriais das formulações, promovendo toque leve e sedoso, bem como melhorando as características de deslizamento e espalhabilidade dos produtos. Apresenta, ainda, ótima estabilidade e resistência à oxidação justamente por sua alta concentração de ácidos graxos saturados, os quais são quimicamente conhecidos por sua dificuldade de degradação.
Avaliação: Ótimo
Classe: Emoliente/Modificador de Sensorial
Riscos: Considerado de baixo-risco e seguro para uso cosmético.