Phenoxyethanol
- Stefânia Martins
- 17 de out. de 2017
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de set.
Phenoxyethanol é um conservante tipicamente sintético - embora também seja naturalmente encontrado na planta do chá verde, por exemplo - de uso em cosméticos e produtos de cuidados pessoais, considerado um dos mais suaves para a pele. Possui efetiva ação antimicrobiana, podendo ser utilizado sozinho, porém normalmente é combinado com outros conservantes com o intuito de aumentar seu espectro de ação sobre uma maior variedade de microrganismos. Pode atuar, também, como aditivo e fixador em fragrâncias.
O Comitê Europeu e o órgão legislador japonês classificam o phenoxyethanol, como seguro para uso cosmético na concentração de até 1%, até mesmo em produtos para bebês e para a região dos olhos.
É importante destacar que todos os tipos de conservantes, sejam eles derivados naturais ou sintéticos, possuem restrições e concentrações limitantes para uso, já que, como o objetivo dessas substâncias é eliminar bactérias, automaticamente, todos também podem apresentar algum grau de toxicidade/irritabilidade para as células de nossa pele, que partilham semelhanças com as células bacterianas e fúngicas.
Interessantemente, o phenoxyethanol é um dos poucos conservantes capazes de ser efetivo no controle de microrganismos patogênicos, mas não ser tão agressivos com as bactérias boas naturalmente presentes em nosso microbioma cutâneo e nem às células da pele, o que é fundamental, visto que, atualmente, a medicina já vem nos mostrando a importância de se preservar essa flora bacteriana epidérmica, pois ela é capaz de reduzir o risco de contaminações, fortalecendo a função barreira e protegendo efetivamente nossa saúde contra o surgimento de doenças que possam se originar através da pele.
Além disso, as bactérias boas também participam ativamente das funções orgânicas cutâneas, melhorando os níveis de hidratação, modulando respostas inflamatórias, retardando o envelhecimento precoce e ainda amenizando condições de acne e sensibilizações.
Avaliação: Bom
Classe: Conservante
Riscos: Considerado de baixo-risco e seguro para uso cosmético em concentrações restritas. Não há evidências de toxicidade ambiental.
REFERÊNCIAS
B Dréno, T Zuberbier, C Gelmetti, G Gontijo, M Marinovich. Safety review of phenoxyethanol when used as a preservative in cosmetics. Journal of the European academy of Dermatology and Venereology. 2019 - https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/jdv.15944
https://www.cosmeticsandtoiletries.com/research/chemistry/Phenoxyethanol-as-a-Safe-and-Important-Preservative-in-Personal-Carepremium-256198651.html#sthash.N7XmkTHq.dpuf



Comentários