Chá de Gengibre e Vitamina C Naturais | Aliados da imunidade contra gripes e resfriados


Imagem por Fotografierende

Nesses tempos de coronavírus e de entrada do outono, com noites mais frias e momento de ficar em casa, nada melhor do que um chá quentinho para reforçar nossa proteção e de quebra ainda melhorar a digestão e ajudar a relaxar antes de uma noite de sono reparadora. Por isso, fomos pesquisar mais sobre alimentação e ingredientes naturais que pudessem contribuir com nossa saúde neste período, e chegamos a conclusão de que o bom e velho gengibre é certeiro nessa função!


Estudos revelam: o gengibre tem um alto potencial para auxiliar nosso sistema imunológico na luta contra microrganismos invasores como vírus, bactérias e fungos patogênicos e isso pode ser de grande ajuda para nossa saúde neste momento crítico de alta disseminação da COVID-19, já que toda forma de proteção importa!


O que a ciência têm nos mostrado é que o gengibre é capaz de aumentar a produção de macrófagos (células que eliminam elementos estranhos ao nosso organismo) e estimular a atividade de algumas das células de proteção de nosso corpo, como os leucócitos, auxiliando o bom funcionamento de nosso sistema imunológico.

Além disso, já é conhecido que o gengibre é uma raiz muito rica em compostos fenólicos antioxidantes, que ajudam a regular as reações oxidativas de nosso corpo, as quais podem ser exacerbadas por processos infecciosos, stress e má alimentação, por exemplo. Quando em desequilíbrio, são essas reações oxidativas as responsáveis por liberarem uma elevada carga de radicais livres em nosso corpo, levando a degeneração de muitas células e tecidos, o que debilita ainda mais nosso organismo e enfraquece nossa saúde.



VITAMINA C - O PAR PERFEITO!


Outra substância muito importante no fortalecimento do sistema imunológico, é a já tão conhecida Vitamina C. Esse micronutriente é vital em nosso organismo pois participa de reações orgânicas essenciais como, dar suporte à várias funções celulares do sistema imune e à reparação da função barreira da pele, ajudando na proteção contra a entrada de patógenos, aqueles microrganismos capazes de fazer mal a nossa saúde.

Estudos têm observado que a deficiência de vitamina C pode resultar em um comprometimento da imunidade e a uma maior susceptibilidade em contrair infecções. Além disso, essa vitamina parece ser particularmente eficiente em prevenir e tratar infecções do sistema respiratório, caso do novo coronavírus.

A principal função da vitamina C é atuar como um potente agente antioxidante e, assim como o gengibre, agir no equilíbrio do stress oxidativo de todo o organismo.

É importante lembrar, porém, que a vitamina C é um nutriente que o nosso corpo não consegue fabricar, sendo a sua ingestão, de fundamental importância para a manutenção da saúde.


Foram por esses motivos que elegemos o gengibre e frutas ricas em vitamina C como nossos elementos principais das receitas de chá que vamos passar aqui para vocês. Além disso, também adicionamos mais algumas plantas com comprovada ação anti inflamatória, como a cúrcuma e a camomila, para potencializar ainda mais os efeitos de proteção.


Veja a seguir, os mix poderosos de raízes, flores, e frutas que combinamos para turbinar o seu sistema imunitário.


Dica de preparo essencial: Para não perder os benefícios e vitaminas das plantas na hora de preparar o chá, é muito importante que você evite a fervura da mistura por tempo prolongado, pois a alta temperatura pode degradar os nutrientes presentes nesses alimentos e seu chá pode acabar perdendo a funcionalidade.

Dessa forma, ao esquentar a água para o preparo, procure sempre interromper o aquecimento um pouco antes de a água levantar fervura e só então adicione os ingredientes, deixando-os repousando em infusão, por cerca de 5 a 10 minutos, dependendo da intensidade do sabor que agrade o seu paladar.


Gengibre + Limão

Ingredientes para 500 ml de chá:

  • 1 pedaço de gengibre fresco de cerca de 3 cm, cortado em fatias finas

  • Suco de ½ limão


Gengibre + Laranja + Camomila + Canela

Ingredientes para 500 ml de chá:

  • 1 pedaço de gengibre fresco de cerca de 3 cm, cortado em fatias finas

  • Suco de 1 laranja

  • 1 saquinho para chá de camomila desidratada

  • 1 pedaço de canela em pau

  • Raspinhas da casca da laranja


Gengibre + Cúrcuma (Açafrão-da-terra) + Tangerina

Ingredientes para 500 ml de chá:

  • 1 pedaço de gengibre fresco de cerca de 3 cm, cortado em fatias finas

  • Suco de 1 tangerina

  • 1 colher (café) rasa de açafrão da terra em pó


Gengibre + Limão Siciliano + Maçã + Canela

Ingredientes para 500 ml de chá:

  • 1 pedaço de gengibre fresco de cerca de 3 cm, cortado em fatias finas

  • Suco de ½ limão siciliano

  • 1 maçã cortada em pedaços pequenos

  • 1 pedaço de canela em pau

  • Raspinhas da casca do limão


Atenção na hora de adoçar!


Nós recomendamos que você não adoce seu chá, pois o açúcar é um alimento altamente oxidativo e pró-inflamatório, que aumenta muito a liberação de radicais livres pelo corpo, o que nós estamos justamente nos esforçando para combater, não é mesmo? Mas se você acha impossível consumir desta forma, então sugerimos que você adicione uma quantidade mínima de açúcares ou adoçantes mais saudáveis, como demerara, mascavo ou estévia.


Por fim, queremos te lembrar que o chá é apenas um auxiliar nos cuidados para se prevenir contra gripes e resfriados, e que sozinho não faz milagres. É muito importante que além da ingestão do chá, você também:

  • Tenha uma dieta rica em frutas e vegetais

  • Se exercite regularmente

  • Mantenha um peso saudável

  • Durma adequadamente

  • Evite o consumo de bebidas alcoólicas

  • Não fume

  • Adote medidas de higiene como lavar as mãos e limpar e cozinhar bem os alimentos, afim de evitar infecções.

  • Tente minimizar o stress sempre que possível


E caso você suspeite que já esteja doente, procure auxílio médico imediatamente, o rápido diagnóstico é um fator de peso no sucesso do tratamento!



REFERÊNCIAS:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7074405/

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6943609/

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5707683/

https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/how-to-boost-your-immune-system





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