As 3 Etapas Essenciais de uma Rotina de Skin Care que Funciona

As 3 Etapas Essenciais de uma Rotina de Skin Care que Funciona

Ok, nós entendemos que cuidar da pele pode ser algo confuso e temos visto por aí muita gente dizer que não precisa se preocupar tanto, que regras e ordens de aplicação dos produtos não importam, e a gente até queria que fosse assim mais fácil, mas infelizmente a realidade não é bem assim.

Sabemos que o aprendizado no começo, até conhecer melhor sua pele e os produtos, pode ser um pouco cansativo mesmo, mas garantimos, vale a pena o esforço! Que na verdade depois de um tempinho, quando você já pegou o jeito, você passa a fazer com prazer, pois vê os resultados na prática e percebe o quanto esses pequenos momentos podem transformam sua autoestima e amor próprio. São momentos de conexão, de toque, de se olhar no espelho com ternura e gostar de si. Aproveite, faz bem para o coração!

Sendo assim, para te ajudar nessa missão, vamos começar pelas etapas mais simples e te dizer quais são os cuidados e produtos básicos que você precisa ter para alcançar uma pele mais bonita e saudável. Mas antes, vamos esclarecer algumas dúvidas frequentes:

Precisa ter todos os tipos e variações de produtos do mercado?

Não. A não ser que você goste de uma rotina de skin care do tipo coreana, cheia de passos e que leva um longo tempo para cumprir. Tudo vai de sua preferência e estilo de vida. Se você é uma pessoa com pouco tempo disponível e mais pragmática, reduza as etapas, faça o básico. Se, pelo contrário, dispõe de mais tempo e gosta desses momentos relaxantes, então estique os cuidados.

Mas uma coisa é importante: tem que saber fazer. De nada adianta usar inúmeros produtos da maneira errada, pois sua pele pode até ficar pior. Por isso, repetimos, informação nunca é demais.

A frequência importa?

Sim! Em skin care, rotina é fundamental, o corpo gosta e precisa. Afinal de contas, você se alimenta várias vezes ao dia e todos os dias, não é mesmo? Não é porque a pele não sente fome, que ela não precisa de nutrientes. Cuidar da pele é alimentá-la!

A pele é um dos últimos órgãos do corpo a receber os nutrientes provenientes de nossa alimentação, antes eles são direcionados aos nossos órgãos vitais, como cérebro, coração, pulmão, etc, para te manter vivo, nosso corpo é sábio. Depois se distribuem para seus músculos e ossos, para te manter funcional. E por último vai para a pele. Então, se a sua alimentação e estilo de vida não forem impecáveis, o que convenhamos, é extremamente raro (sem julgamentos aqui, afinal quem não gosta de um docinho, noites de diversão e daquele sofá tentador, não é não? ;-)) as chances de sua pele não receber o suficiente, são muito grandes. Por isso a necessidade do uso de produtos cosméticos, porque apesar de tudo, a pele também é um órgão extremante importante, especialmente, em se tratando de sua proteção.

Cuidados básicos essenciais

Então vamos lá, tanto para você que está interessado em apenas ter uma simples rotina de cuidados que funcione, quanto para quem procura por cuidados avançados para tratar condições mais complicadas e específicas, os passos essenciais que não podem faltar e funcionam para todos, são:

1. LIMPEZA

Ah, se todo mundo soubesse o quão importante é esta etapa, muito economizariam em outros produtos. A gente não se cansa de repetir: a limpeza correta muda a sua pele!

Uma pele devidamente limpa, melhora o desempenho dos produtos que virão nos passos seguintes. Pular esta etapa, ou não caprichar nela, leva ao surgimento de poros entupidos, piora da acne, excesso de oleosidade, inflamações e inchaço da área ao redor dos olhos, por exemplo.

Porém, atenção! Como já dissemos, a limpeza precisa ser feita do jeito certo. Desacostume-se daquele monte de espuma e sabões em barra alcalinos, que agridem e ressecam demais. Aquela sensação de pele repuxando é o termômetro de que você está fazendo errado. Em vez disto, escolha produtos que façam limpezas bem suaves, inclusive você que tem a pele oleosa também. Remover demais o sebo natural da pele, só a faz produzir ainda mais, além de facilitar processos infecciosos, alergias e irritações.

1.1. Limpeza da Manhã: essa deve ser a mais delicada e suave de todas, porque você não está com a pele muito suja, apenas com resíduos do próprio metabolismo cutâneo e de produtos cosméticos que você possa ter aplicado na noite anterior. Portanto, nesta etapa dê preferência a produtos bem delicados como água micelar, óleos ou leites de limpeza.

1.2. Limpeza da Noite: neste momento você pode utilizar um limpador um pouco mais concentrado, ainda porém, suave, como géis e sabonetes líquidos ou cremosos, já que a pele estará com bastante resíduo de poluição, maquiagem, hidratantes e filtros solares, que precisam ser completamente removidos antes de dormir para favorecer o processo natural de desintoxicação e absorção de nutrientes, que são intensificados durante a noite.

Nesta etapa, óleos de limpeza também são grandes aliados, pois ajudam a dissolver essas impurezas, que também possuem caráter gorduroso, com mais facilidade. Regras da química: semelhante dissolve semelhante.

 2. HIDRATAÇÃO

É nesta etapa que você vai entregar os principais nutrientes e ativos necessários para uma pele mais saudável e protegida.

Substâncias como ácidos graxos essenciais, minerais, vitaminas, antioxidantes e aminoácidos, são indispensáveis a todo e qualquer tipo de pele, pois estimulam a produção de novas fibras de colágeno e elastina, impedem a degeneração celular causada dos radicais livres, protegem contra a poluição e a perda de água, equilibram o funcionamento celular cutâneo e reparam a função barreira, deixando a pele mais firme, lisa, macia e retardando o processo de envelhecimento.

Nesta parte de hidratação, escolha um produto com ativos e texturas de acordo com as necessidades específicas de sua pele, como por exemplo, cremes e manteigas mais espessos e pesados para peles ressecadas, séruns e fluidos com óleos naturais leves para peles mistas e oleosas, ativos antioxidantes e aminoácidos para os sinais de envelhecimento, etc.

 3. PROTEÇÃO

Os raios solares UV são um dos maiores responsáveis pela liberação excessiva de radicais livres, o que faz com que as fibras de colágeno sejam destruídas, acelerando, assim, o aparecimento precoce dos sinais da idade, como rugas, flacidez e linhas finas. Além disso, a penetração profunda principalmente dos raios UVA, pode causar mutações genéticas em nosso DNA e com o tempo acabar levando ao desenvolvimento de câncer.

Por isso o uso de filtro solar é uma etapa obrigatória, especialmente, durante o dia.

No período da noite, dependendo de sua rotina, o uso de filtros também pode ser necessário se, por exemplo, você está submetendo sua pele a algum tipo de tratamento com ácidos, lasers ou peelings, ou também se você trabalha nesse período e fica muito exposto às luzes artificiais azuis emitidas por lâmpadas fluorescentes, pela tela de computadores, tablets e celulares.

Nesse sentido, esteja atento aos filtros usados em seu produto e opte por aqueles que contenham substâncias que ofereçam riscos menores. Ingredientes sintéticos ou naturais, ambos possuem riscos e benefícios, que devem ser cuidadosamente avaliados para a composição do cosmético. Contudo, não utilizar um filtro solar, especialmente se a sua exposição aos raios UV ou luzes artificiais, for elevada, é mais perigoso do que não usar nenhum produto para proteção. Nesta situação, os riscos de desenvolvimento de câncer de pele e outras patologias, além do acelerado processo de envelhecimento, são maiores do que a exposição a um produto com baixos riscos à saúde.

Equilíbrio e estudo sempre serão as ferramentas principais para uma pele mais bonita.

Conteúdos Relacionados

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.