Junte-se a nossa família!

Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos em primeira mão!

© 2020 Entre a Pele - by Amvï Cosméticos Naturais

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram

Propylene Glycol (Propilenoglicol)


Propilenoglicol é um álcool orgânico de tamanho molecular pequeno, produzido sinteticamente à partir do óxido de propileno. Juntamente com outros glicóis - como a glicerina, butilenoglicol, pentilenoglicol, etc – tem como principal função a ação umectante, o que significa que essas substâncias higroscópicas possuem elevada afinidade com a água, melhorando, portanto, os níveis de hidratação da pele quando presente em formulações cosméticas e farmacêuticas.

Além da função umectante, o propilenoglicol também é muito empregado como veículo para solubilização de fragrâncias em preferência ao álcool, já que por não ser volátil, é capaz de promover uma uniformização melhor dos aromas. Comporta-se, ainda, como agente de controle de viscosidade e solubilizante, como por exemplo, em extratos vegetais glicólicos, pois é capaz de extrair, com ótimo desempenho, os ingredientes ativos das plantas. Ainda com relação às suas funções, o propilenoglicol, por possuir um ponto de solidificação muito baixo (em torno de -60 graus Celsius), é capaz de evitar o congelamento de muitos produtos quando presente em suas formulações, fator relevante para cosméticos produzidos e/ou comercializados em países de clima muito frio.

SEGURANÇA

O Propilenoglicol, por ter um tamanho molecular pequeno (C3H8O2) e por seu alto poder solubilizante, é capaz de penetrar a pele humana, desequilibrando e rompendo a barreira cutânea, o que faz com que a permeação de outros ingredientes ativos seja facilitada. Contudo, estudos sugerem que, justamente por essa razão de desestabilizar a barreira da pele, esse composto possui algum potencial irritante para a pele e os olhos, além de também poder desencadear alergias.

Avaliação: Médio

Classe: Umectante/ Solvente

Riscos: Considerado relativamente não-tóxico, porém há possibilidade de desencadear alergias e causar e irritações leves a moderadas na pele e nos olhos.

REFERÊNCIAS

https://pubchem.ncbi.nlm.nih.gov/compound/1030#section=NIOSH-Toxicity-Data

https://www.ewg.org/skindeep/ingredient/705315/PROPYLENE_GLYCOL/#

http://ec.europa.eu/growth/tools-databases/cosing/index.cfm?fuseaction=search.details_v2&id=37269

Owen C. S.; Rowe C. R.; Sheskey J. P.. Handbook of Pharmaceuticals Excipients. 5 ed. London:Pharmaceutical Press, 2006. 625p.


#Umectante #Ingredientes #solvente #Sintéticos