top of page

Panthenol (D-Pantenol ou Pró-Vitamina B5) | Poderoso Ativo Multifuncional para Pele e Cabelos


Também conhecido como Pró-vitamina B5, D-Pantenol ou dexpantenol, o pantenol é um álcool precursor (pró-vitamina) do ácido pantotênico (vitamina B5) e atua no metabolismo humano intermediário como um agente condicionante de alta absorção para a pele e os cabelos.

Na pele, essa vitamina age melhorando os níveis de hidratação, maciez e elasticidade por se tratar de uma substância higroscópica, ou seja, que é capaz de atrair e segurar as moléculas de água em sua estrutura química. Além disso, o dexpantenol também age estimulando a epitelização (reparo da função barreira) e cicatrização de danos e feridas, além de ser um excelente agente anti-inflamatório, especialmente contra vermelhidão causada pela exposição aos raios UV.

Ainda, devido ao seu excelente poder de penetração, estudos mostram que essa substância é capaz de atingir camadas mais profundas da pele contribuindo com sua hidratação essencial.

Nos cabelos, o pantenol age formando um filme lubrificante sobre os fios, promovendo hidratação duradoura, prevenindo danos e adicionando brilho.

A ação anti-inflamatória da pró-vitamina B5 também pode ser muito benéfica para o couro cabeludo, já que muitas condições incômodas, como caspa, dermatite seborreica, queda dos fios, coceira, etc, são originados por processos inflamatórios. E ainda, sua textura leve e não gordurosa ajuda a não piorar a oleosidade tão característica dessa região.

Avaliação: Excelente

Classe: Vitamina/ Agente Condicionante

Riscos: Considerado de baixo-risco e seguro para uso cosmético.

 

REFERÊNCIAS

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21982351

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12113650

https://online.personalcarecouncil.org/ctfa-static/online/lists/cir-pdfs/FR737.pdf

https://pubchem.ncbi.nlm.nih.gov/compound/131204#section=Top

http://ec.europa.eu/growth/tools-databases/cosing/index.cfm?fuseaction=search.details_v2&id=35839

https://www.researchgate.net/publication/11264343_Topical_Use_of_Dexpanthenol_in_Skin_Disorders

6.591 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Sodium Coco Sulfate (Coco Sulfato de Sódio)

Spoiler: irmão do Lauril Sulfato de Sódio. De origem natural, com uma estrutura química muito semelhante ao SLS, mas que se diferencia...

Propanediol (1,3-propanediol)

Propanediol é um glicol derivado natural do milho, e que possui a função de atrair água para si, sendo, portanto, um agente...

Cetyl Palmitate (Palmitato de Cetila)

Cetyl palmitate é uma cera éster derivada do ácido palmítico. Sua origem pode ser sintética ou natural, à partir do coco babaçu. Assim como

bottom of page