Lagom: simplificar é o estilo de vida Sueco

Lagom: simplificar é o estilo de vida Sueco

Estilo de vida amplamente praticado na Suécia, o qual prega o equilíbrio e a moderação em todos os setores da vida, desde a quantidade de comida que uma pessoa ingere até a quantidade de horas destinadas ao trabalho diário, o que talvez explique os valores sociais Suecos, como um país prioritariamente socialista por gerações.

A palavra deriva da expressão ”laget om”, que literalmente significa ‘ao redor do grupo”, e traduz que a divisão equilibrada de uma determinada quantia, sempre atenderá a todos, não deixando desprovida nenhuma pessoa do círculo.

O sentido básico da Lagom expressa um estado de contentamento e satisfação, um senso de que as coisas são suficientes simplesmente como elas são. Há um provérbio Sueco que diz “Lagom är bäst”, que literalmente significa “A quantia certa é a melhor”. Para os Suecos há virtude na moderação.

Quando se tem menos coisas, ou menos opções, reduzimos nosso leque de escolhas e isso implica em menos ansiedade, insegurança e sensação de perda. Essa atitude promove o sentimento de plenitude e satisfação, abrindo caminho para a sensação de felicidade

 

Ambiente interno decorado de forma simple e minimalista, como prega o estilo de vida sueco, Lagom.

Ambiente interno decorado no estilo Lagom

Aplicando à Rotina

Para aplicar essa filosofia às nossas vidas, podemos adotar atitudes como, por exemplo:

Moda: vestir-se de maneira simples e sem extravagâncias, porém com materiais de boa qualidade e roupas bem cortadas.

Alimentação: podemos reduzir a quantidade de ingredientes de um prato para apenas alguns poucos, porém preparados com capricho;

Skin Care: na rotina de cuidados com a beleza, é possível simplificar etapas e escolher produtos realmente necessários e multifuncionais, sempre com ingredientes de alta qualidade e bem selecionados.

Dessa forma, torna-se possível mantermos, sempre, a funcionalidade e sustentabilidade das coisas para que assim se perpetuem, sem nunca faltar futuramente para as próximas gerações. Lagom é altruísmo e desapego.

Fazem parte integrante, também, das bases desse estilo de vida, a modéstia, a simplicidade e o sentimento de integralidade.

A Lagom exige menos, uma vez que reduz os níveis de consumo do ‘supérfluo’ para apenas o ‘necessário’, proporcionando sentimento de plenitude com muito menos. É a não-ostentação, mas sim a naturalidade e despretensiosidade do ter e do jeito de ser e se comportar.

Equilíbrio é a base da felicidade!

Conteúdos Relacionados

Voltar para o blog

1 comentário

Aqui no Brasil é muito difícil essa tendência.

Paulo Machado

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.