Dimethicone (Dimeticona)


É um polímero de silicone produzido sinteticamente e que tem como principais atributos, o condicionamento e proteção da pele e cabelos. Além dessas características, também melhora a hidratação cutânea, prevenindo a perda de água devido à formação de uma delicada barreira sobre a pele.


Por se tratar de um composto químico praticamente inerte, ou seja, muito pouco reativo com outros ingredientes, a dimeticona é amplamente utilizada na indústria cosmética por sua fluidez, deslizamento, espalhabilidade e sensorial bastante sedoso, bem como também, por sua natural capacidade de formação de filme levemente brilhante, especialmente sobre os cabelos, o que ajuda a promover brilho intenso e a reduzir a quebra e o embaraço ocasionados pelo atrito entre os fios. Ainda nos cabelos, a dimeticona pode atuar como protetor térmico, uma vez que os silicones em geral, apresentam boa resistência térmica, evitando que a temperatura dos fios, quando submetidos ao calor do secador, pranchas alisadoras ou babyliss, se torne muito elevada, causando quebras e ressecamento.


A dimeticona age, também, como agente antiespumante, desestabilizando a tensão interfacial entre o ar e o líquido formador da bolha, fazendo com que esta se rompa e é por esse motivo que ele é muito utilizado em medicamentos que evitam a formação de gases estomacais, por exemplo.

Avaliação: Médio

Classe: Emoliente

Riscos: Considerado seguro para uso cosmético. Há, porém, evidências de bioacumulação no meio ambiente.


#Silicones #Ingredientes #Emoliente

Junte-se a nossa família!

Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos em primeira mão!

© 2020 Entre a Pele - by Amvï Cosméticos Naturais

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram