top of page

DIY - Skincare caseira vegana de Outono/Inverno. O autocuidado que sua pele e mente precisam.


Photo by Kelly Sikkema on Unsplash

A gente conhece o cenário: quarentena sem poder sair, cuidados com a casa e os filhos, limpeza de tudo, haja desinfetante, sabão e álcool em gel. Soma-se a isso dias secos e frios, e o resultado é um só: a gente tem até medo de aparecer na vídeo chamada do home office ou com os amigos, de tão cansadas e descuidadas que estamos com a pele e os cabelos.


É o novo normal, o estilo de vida de todos nós mudou muito de uma hora para a outra. Os dias não têm sido fáceis, são tantas as preocupações, tantos sentimentos angustiantes, que o mal-estar emocional acaba impactando ainda mais a aparência, e com isso, nossa auto-estima vai lá para baixo. Por isso, a gente te convida a dar uma pausa, porque cuidar de si fortalece o sentimento de auto-amor e autoconfiança, melhorando a nossa saúde (Hello sistema imunológico!) e colocando a gente em um estado de espírito renovado, prontos para lidar com qualquer desafio.


Assim, para te ajudar a atravessar esse período de uma maneira mais leve e aproveitar os dias que ainda restam em casa, nada melhor do que algumas dicas e receitas no estilo 'do it yourself’, de cuidados holísticos, para levar um carinho a mais para sua pele e emoções nesses dias mais frios de outono/ inverno.


Então, prepare-se para aquele momento gostoso e relaxante de SPA, pegue seus potinhos, espátulas e pincéis, e vamos começar!


CUIDADOS FACIAIS


De repente você notou a pele das bochechas menos elásticas, e com as alergias, rinites e resfriados, o contorno e a ponta do seu nariz estão irritados e descamando. Isso sem falar dos lábios rachados, que de tão ressecados, acabam soltando pelinhas e até sangram. É, sua pele está implorando por hidratação e nós vamos atender!


1. Máscara facial hidratante com argila rosa: ideal para peles sensíveis e com manchas.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa rasa de argila rosa

  • 1 colher de café de óleo de rosa mosqueta

  • 2 gotas de óleo essencial de gerânio

  • 2 gotas de óleo essencial de lavanda

  • Hidrolato de rosas


Misture tudo em um potinho, e por último adicione o hidrolato de rosas, bem aos pouquinhos, até formar uma pastinha fluida que você consiga aplicar na pele com a ajuda de um pincel, sem ficar escorrendo. Deixe descansar por 15 minutos, sempre mantendo a máscara ligeiramente úmida, com a ajuda de um borrifador de água, para que não resseque e irrite a pele. Remova-a com água em abundância. Aplique a máscara a cada 15 dias.


Dica esperta: A argila rosa em conjunto com o óleo de rosa mosqueta, rico em carotenóides, melhora a elasticidade, promove efeito tensor e uniformiza a tonalidade da pele.

E ainda, além do efeito hidratante, aroma do hidrolato de rosas com os óleos essenciais de gerânio e lavanda, promovem efeito tranquilizante e ajudam a melhorar os sintomas da TPM e menopausa.


2. Balm labial

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de manteiga de cupuaçu

  • 1 colher de café de cera de candelila

  • 5 gotinhas de glicerina vegetal

  • Para aromatizar: um pedacinho de uma fava de baunilha, ou 2 gotinhas de óleo essencial de laranja ou hortelã pimenta.


Derreta a manteiga e a cera em um recipiente de vidro, usando banho baria. Desligue o aquecimento, acrescente a glicerina e um pitada do recheio de uma fava de baunilha, ou as gotinhas do óleo essencial, e misture bastante, até completa homogeneização. Com a mistura ainda quente e fluida, coloque-a em um pequeno potinho de vidro com tampa. O produto terá uma validade média de 3 meses. Aplique sempre com os dedos bem limpos para não contaminar a fórmula.


Dica esperta: a manteiga de cupuaçu forma uma delicada película aveludada sobre os lábios, que suaviza a irritação, promove efeito regenerador duradouro e protege contra a baixa umidade do ar. Já a glicerina, restaura os níveis de hidratação da pele ressecada e desvitalizada.


CUIDADOS COM O CORPO


Xô pele de cobra! Parece que não tem problema, mas mãos extremamente ressecadas e machucadas, e aquela perna e calcanhar com aspecto esbranquiçado e rachado são portas de entrada para vírus e bactérias, além de ser muito desagradável ao toque. Aqui reparação é a palavra de ordem!


Óleo de banho ou massagem para hidratação profunda

Ingredientes:

  • 50 ml de óleo de girassol

  • 40 ml de óleo de abacate

  • 10 ml de óleo de jojoba

  • 3 gotas de óleo essencial de patchouli

  • 3 gotas de óleo essencial de sálvia

  • 2 gotas de óleo essencial de bergamota


Misture todos os ingredientes e guarde em um frasco com tampa. Aplique o óleo durante o banho com a pele já limpa e ainda molhada, e enxágue no final. O produto tem validade média de até 6 meses.


Dica esperta: O óleo de girassol repara a barreira cutânea, restaurando a camada protetora da pele. Já o óleo de abacate, rico em ômega 9 e vitamina A, penetra em profundidade, melhorando a elasticidade e a firmeza da pele, enquanto o óleo de jojoba mimetiza a composição natural do sebo cutâneo, devolvendo a maciez e o aspecto viçoso.

A composição aromaterápica dos óleos essenciais de patchouli, sálvia e bergamota, aumentam os níveis de hidratação e emanam um aroma profundo e acolhedor que envolve a acalma a mente.


CUIDADOS COM OS CABELOS


Além das lavagens com água quente e o uso mais frequente do secador nesses dias frios, está, também, difícil conseguir sair para cortar os cabelos. O resultado disso a gente já sabe: pontas dos fios que gritam por socorro! E ainda, o clima frio e o estado emocional constantemente preocupado e ansioso, facilitam o surgimento de caspa, dermatite seborreica e descamações do couro cabeludo, aumentando a queda dos fios. Mas fique tranquila, nós vamos cuidar disso com carinho!


Umectação reparadora e anti-caspa: sela as pontas danificadas, enquanto nutre, desintoxica e trata o couro cabeludo.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de óleo de coco

  • 5 ml de óleo de abacate

  • 10 ml de óleo de jojoba

  • 5 gotas de óleo essencial de melaleuca (tea tree)

  • 3 gotas de óleo essencial de alecrim

  • 3 gotas de óleo essencial de hortelã


Misture todos os ingredientes em um potinho e aplique diretamente sobre o couro cabeludo e os cabelos secos, massageando e desembaraçando suavemente com as pontas dos dedos, até que os fios fiquem praticamente encharcados com a mistura de óleos. Deixe repousar por pelo menos 1 hora e enquanto isso vá fazendo outras atividades que você precisa, ou vá relaxar, ouvindo uma música que te deixe alegre, ou cozinhando aquela receita gostosa de comfort food que abraça o espírito. Essas atividades são terapêuticas e fazem um bem danado para a alma!


Depois do tempo de pausa, você pode proceder com a lavagem normal dos cabelos, com shampoo e condicionador. Apenas evite aplicar máscaras, leave-in ou óleos reparadores neste dia, pois como seus cabelos já foram tratados, podem acabar ficando com um aspecto pesado.


Dica esperta: Nesta receita, o óleo de coco atua como um potente agente nutritivo, já que suas pequenas moléculas são capazes de penetrar as cutículas dos fios e reparar em profundidade. Além disso, sua rica concentração de ácido láurico, promove efeito bactericida e fungicida, ação maximizada, ainda, pelos óleos essenciais de melaleuca e alecrim, ajudando a controlar a caspa e a dermatite seborreica, e amenizando, assim, a queda dos cabelos.

Para tornar a experiência ainda mais gostosa, as gotinhas de óleo de hortelã, vão dar aquele prazeroso efeito aromático e refrescante à pele do couro cabeludo, transformando o tratamento em uma experiência revigorante para seus cabelos e emoções.


 

Faça em casa e conte para a gente quais foram os resultados e sensações que você experimentou. Sua opinião é muito importante para nós, pois te levar bem-estar e alegria é o que nos motiva todos os dias a compartilhar mais estudo e amor, seja através de nossos conteúdos, e, especialmente, de nossos produtos.


Conheça nossos produtos de cuidados com a pele em: www.amvi.com.br


1.062 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page