BHT (Butylated Hydroxytoluene) - O que é? É seguro para uso cosmético?

BHT (Butylated Hydroxytoluene) - O que é? É seguro para uso cosmético?

BHT é um antioxidante que ocorre naturalmente em algumas algas e fitoplânctons, porém a forma mais utilizada atualmente é a sintética. Essa substância é muito empregada em cosméticos, alimentos e medicamentos devido a sua função de prevenir e/ou retardar a oxidação de ingredientes gordurosos, tais como óleos e manteigas naturais, óleos essenciais e vitaminas, evitando que se tornem rançosos e percam suas funções ativas. Além disso, a degradação dessas gorduras liberam os tão temidos radicais-livres, principais causadores do envelhecimento e de sérias doenças inflamatórias, como problemas cardíacos e até mesmo câncer.

Por possuir uma potente ação antioxidante, o BHT é normalmente utilizado em bem baixas concentrações nas composições cosméticas em geral, variando em média de 0,01% a 0,1%, concentração considerada segura para utilização em produtos de uso tópico. Além disso, estudos do CIR Expert Panel indicam que o BHT é bem pouco absorvido pela pele e de modo bastante lento e, quando isso ocorre, essa substância tende a se manter nas camadas mais externas da pele, sendo pouco provável a absorção sistêmica (que se distribui para outros órgãos) através dos vasos sanguíneos, os quais se localizam nas camadas cutâneas mais profundas.

 

BHT CAUSA CÂNCER? - UM INGREDIENTE CONTRADITÓRIO

 

A questão polêmica sobre a segurança do BHT ocorre devido a diversos estudos relatarem potencial carcinogênico e outros sugerirem justamente o contrário, que o BHT pode prevenir o surgimento de câncer devido a sua ação antioxidante, conforme aponta esse estudo. 

Grande parte das pesquisas realizadas em animais relatam a ocorrência de câncer de maneira dose-dependente quando esse ingrediente é administrado através de via oral, ou seja, pela alimentação ou ingestão de produtos que contenham esse elemento. Contudo, até o momento, não existem dados suficientes avaliando os riscos que o BHT oferece, especificamente, aos humanos, - já que as pesquisas foram conduzidas apenas em animais, que por mais semelhança que tenha com nosso material genético, ainda assim não é o mesmo - ainda não sendo possível, portanto, ser classificado como cancerígeno para uso humano, já que não existem estudos conclusivos sobre isso.

ONDE O BHT ESTÁ PRESENTE? 

O BHT é amplamente utilizado em quase todas as formulações cosméticas, tais como cremes, loções, condicionadores, protetor solar, séruns, sabonetes, óleos hidratantes etc. Na área farmacêutica também se encontra em hidratantes, pomadas, unguentos, óleos e até mesmo remédios, já nos alimentos está presente em manteigas, maioneses, carnes, cereais, sopas, caldos, biscoitos, bolos, sorvetes, salgadinhos, snacks, etc. 

Avaliação: Médio
Classe: Antioxidante
Riscos: Considerado de baixo risco para uso cosmético (tópico). Pode haver restrições para uso oral, devido a possíveis riscos de carcinogênese. 

REFERÊNCIAS:

https://pubchem.ncbi.nlm.nih.gov/compound/31404
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27039859
https://online.personalcarecouncil.org/ctfa-static/online/lists/cir-pdfs/pr279.pdf
https://www.efsa.europa.eu/en/efsajournal/pub/2588
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27250582
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/3053283
https://echa.europa.eu/documents/10162/562a6691-9917-f654-be5a-0bf3b0ba5e44
https://academic.oup.com/toxsci/article/51/2/202/2256976
https://ec.europa.eu/growth/tools-databases/cosing/index.cfm?fuseaction=search.details_v2&id=32185
https://academic.oup.com/mutage/article/21/6/405/1395515
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/8493816
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12396675

 

Conteúdos Relacionados

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.